Como criar e restaurar um backup no WhatsApp GB

A troca de aparelho celular é muito comum ou até mesmo a atualização do sistema operacional nos smartphones, o que leva a necessidade de fazer e restaurar um backup do WhatsApp GB.

No entanto, muitos usuários não sabem como fazer isso de forma simples e rápida, logo acabam perdendo boa parte das suas conversas por não realizarem essa operação.

Então, para que esse tipo de situação não aconteça com você, abaixo você vai aprender como fazer e restaurar um backup do WhatsApp GB. Confira agora mesmo.

backup no whatsapp gb

Como fazer o backup?

Fazer o backup do WhatsApp GB é muito mais simples do que você imagina, pois basta que você clique na opção “abas”.

Feito isso, o passo seguinte é buscar pelas 3 linhas horizontais que estão localizadas no canto superior da tela do seu aparelho.

Realizado o passo acima, você terá uma série de funcionalidades e opções, devendo escolher por “configuração”.

A partir do momento que você clica nela, será direcionado para uma nova área com mais opções e a que você deve clicar agora é em “conversas”.

Dessa maneira, é nessa parte que você encontra a seguinte opção “backup” e depois “chat backup”.

Para que o processo seja realizado de forma bem-sucedida, é importante que você clique sobre o botão “backup” e aguarde ele ser concluído.

Então, feito isso, o backup das suas conversas já foi realizado e tudo que for importante será armazenado na memória do seu smartphone.

Contudo, se você busca formatar o aparelho, é preciso transferir o arquivo, armazenando-o em um local adequado.

Veja como armazenar o backup do WhatsApp GB

Para que você consiga armazenar e usar o histórico de conversas em outra aparelho, para não perder as mensagens, você deve baixar um explorador de arquivo no seu aparelho.

Para isso, existe o chamado ES File Explorer, que assim que é descarregado no seu aparelho permite que você tenha acesso a todos os arquivos do seu celular.

Dessa maneira, basta acessar todas as pastas até encontrar por “WhatsApp GB” e nela você vai encontrar tudo que foi feito no seu aplicativo, como:

  • Imagens;
  • Áudios;
  • Fotos;
  • Backup

Assim, basta que você copie a pasta e cole-a em um ambiente seguro, como o Google Drive, One Drive ou até mesmo o seu e-mail.

Como restaurar um backup no WhatsApp GB?

Agora que você atualizou o seu celular ou fez a troca de aparelho, é o momento de restaurar o backup.

Nesse caso, é muito simples, pois tudo que você vai precisar fazer é copiar a pasta do GB que você copiou do seu smartphone anteriormente, lembra?

Em seguida, você deve abrir o explorador de arquivos e cole a pasta automaticamente no espaço interno do seu aparelho. Então, automaticamente ela vai estar relacionada ao seu WhatsApp.

Portanto, assim que você instalar o WhatsApp GB por meio da confirmação do seu número de telefone, o aplicativo solicitará a permissão e realizará o backup.

Inclusive, esse processo é realizado de modo automático e é preciso apenas que você concorde com ele, então é só aguardar para que ele seja concluído.

Ao terminar, você receberá uma mensagem comunicando que o backup foi concluído. Logo, todas as suas mensagens e arquivos estarão recuperados no app atual.

Conclusão

Agora você já sabe como fazer e restaurar um backup do WhatsApp GB. Como visto, o procedimento é muito fácil e simples e é recomendado ser feito sempre que você for atualizar o sistema operacional do seu celular ou quando for trocar de aparelho.

Dessa maneira, você conseguirá ter acesso a todas as suas conversas, não perdendo nenhuma mensagem que considere importante.